O Vamos Contar é o ponto de encontro do IBGE com os educadores. Este é um site pensado para oferecer informações atualizadas sobre o Brasil por meio de atividades e recursos para as aulas.

 

objetivos

  • Identificar, através de pesquisa realizada em grupo, em cada continente, os cinco países com maior número de atletas participantes dos Jogos Olímpicos e os cinco países com maior número de medalhas conquistadas em Olimpíadas;
  • organizar os dados em gráficos ou tabelas; e
  • participar de debate sobre as relações entre formação de atletas e demais fatores, como: incentivos de políticas públicas, características culturais de uma população; e outros.

conteúdos

  • Os Continentes; e
  • coleta, registro, organização e análise de informações.

recursos

  • Computadores ou telefones com acesso à Internet para visualização do site Países Olímpicos; materiais para a elaboração dos gráficos ou tabelas- papel ou ferramentas digitais.

1ª etapa:

  • 1 - Professor (a), converse com seus alunos sobre os Jogos Olímpicos. Retome com sua turma o histórico dos jogos olímpicos, os objetivos das olimpíadas, sua periodicidade e os países que já sediaram esses jogos; e

  • 2 - Expanda o debate falando sobre esporte, pergunte sobre os esportes praticados pelos alunos, quais são seus esportes preferidos, a importância da prática esportiva, etc.

2ª etapa:

  • 1 - Divida a turma em grupos e proponha a seguinte atividade: cada grupo irá ficar responsável por um dos continentes e deverá analisar no site Países Olímpicos, na aba “Dados Olímpicos” as seguintes informações: número de atletas que participaram de Jogos Olímpicos e número de medalhas conquistadas. O objetivo é que os grupos analisem os cinco países de cada continente que tiveram o maior número de atletas em Olimpíadas e medalhas conquistadas;

  • 2 - Após a realização da pesquisa, os alunos devem criar gráficos ou tabelas, com o acompanhamento do(a) professor(a,) para exibir os resultados encontrados para o restante da turma. Os gráficos e tabelas podem ser elaborados em cartazes, murais ou em formato digital. Fica a critério dos grupos e em conformidade com os recursos disponíveis em sala de aula; e

  • 3 - Após as apresentações, organize um debate sobre o incentivo ao esporte em diferentes países, a influência cultural em práticas esportivas, a existência de políticas públicas de incentivo à formação de atletas, entre outras informações relevantes.

 


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística