O Vamos Contar é o ponto de encontro do IBGE com os educadores. Este é um site pensado para oferecer informações atualizadas sobre o Brasil por meio de atividades e recursos para as aulas.

objetivos

  • observar as demarcações das fronteiras dos estados brasileiros;
  • obter informações sobre o processo de formação do território brasileiro;
  • localizar no mapa os pontos cardeais e
  • analisar dados através de legenda.

conteúdos

  • Divisão territorial do Brasil
  • Fronteira política
  • Formação do território brasileiro
  • Estado
  • Uso da legenda
  • Pontos cardeais

material

1ª etapa:

  • 1- Peça aos alunos que observem o mapa. Identifique com a turma o título, os símbolos, as regiões e os estados brasileiros. O ideal é que os alunos tenham o mapa impresso em mãos, independente de haver o mapa ampliado ou não.

  • 2- Solicite que os alunos façam uma leitura oral do mapa, usando a legenda.

  • 3- Peça para que os alunos descrevam o limite político-administrativo do Brasil promovendo um debate com a turma.

  • 4- Chame a atenção dos alunos para a legenda, as cores e seu significado.

  • 5- Peça que identifiquem a fronteira política de seu estado e os elementos principais de divisão do território.

  • 6- Aproveite para contar um pouco da história do processo de formação do território brasileiro.

2ª etapa:

    Proponha para os alunos o seguinte questionário:

  • 1- Localize no mapa os pontos cardeais:

    • a) Norte
    • b) Sul
    • c) Leste
    • d) Oeste
  • 2- Observe as fronteiras entre os estados brasileiros e responda: Que elemento natural, facilmente notado no mapa, é utilizado na demarcação do limite político-administrativo entre alguns estados brasileiros?

  • 3- As áreas que foram primeiramente ocupadas (durante o Período Colonial) ficavam em que parte do território brasileiro: interior ou litoral? Pesquise sobre as atividades econômicas que dinamizaram sua ocupação.

complementando

Divida a turma em grupos e peça que cada grupo escolha um estado e pesquise sobre o processo de formação de sua fronteira territorial. Os resultados das pesquisas podem ser apresentado à turma por meio de seminários. Seus alunos podem ainda produzir um blog para a divulgação dos resultados da pesquisa.

sua escola está aqui

Envie para o IBGE em "fale conosco" um relato de como foi essa experiência em sua sala de aula. Publicaremos aqui periodicamente alguns exemplos da aplicação desta atividade.

Por enquanto não recebemos nenhum trabalho desta atividade.

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