O Vamos Contar é o ponto de encontro do IBGE com os educadores. Este é um site pensado para oferecer informações atualizadas sobre o Brasil por meio de atividades e recursos para as aulas.

objetivos

  • identificar aspectos da população brasileira através da análise de pirâmides etárias;
  • reconhecer diferenças entre a população dos estados brasileiros através de pirâmides etárias e
  • elaborar hipóteses interpretativas sobre os dados expostos nas pirâmides.

conteúdos

  • Análise de pirâmide etária
  • Características da população brasileira
  • Diversidade populacional no Brasil

material

1ª etapa:

  • 1- Analise junto com a turma a pirâmide etária brasileira. Discuta com a turma as seguintes questões estimulando a comparação entre as diferentes concentrações de população por faixa etária:

    • a) Em que faixas etárias temos uma maior concentração populacional?
    • b) O Brasil é um país jovem?
    • c) Nascem mais homens ou mulheres?
    • d) Essa proporção se mantém em todas as idades?
    • e) Que razões podem levar a mudanças nas concentrações populacionais nas diferentes faixas etárias?

2ª etapa:

  • 1- Através do mesmo link, você pode acessar a pirâmide etária dos estados brasileiros. Peça que os alunos comparem as pirâmides de estados de diferentes regiões entre si e com a pirâmide brasileira.

  • 2- Debata com os alunos as seguintes questões:

    • a) Compare com seus alunos a pirâmide do Brasil e a do estado onde vivem. Existem grandes diferenças?
    • b) Os desenhos são diferentes?
    • c) O que isso reflete?
    • d) O que significam essas diferenças?

complementando

A turma pode montar um mural com pirâmides de diferentes Unidades da Federação. Proponha que os alunos pesquisem também as pirâmides etárias de outros países e temas como envelhecimento da população, população economicamente ativa e qualidade de vida.

sua escola está aqui

Envie para o IBGE em "fale conosco" um relato de como foi essa experiência em sua sala de aula. Publicaremos aqui periodicamente alguns exemplos da aplicação desta atividade.

Por enquanto não recebemos nenhum trabalho desta atividade.

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