O Vamos Contar é o ponto de encontro do IBGE com os educadores. Este é um site pensado para oferecer informações atualizadas sobre o Brasil por meio de atividades e recursos para as aulas.

objetivos

  • observar os índices quantitativos da população urbana e rural do brasil nas últimas décadas através de uma tabela;
  • construir um gráfico de linhas a partir das informações contidas na tabela e
  • analisar as causas e consequências do aumento da população urbana no Brasil.

conteúdos

  • População urbana
  • População rural
  • Análise de tabela
  • Construção de gráfico de linhas
  • Porcentagem
  • Função

material

1ª etapa:

    Para realizar essa atividade os alunos deverão dominar o conteúdo “funções” em Matemática.

  • 1- Disponibilize para os alunos a tabela com informações por situação de domicílio.

  • 2- Faça junto com alunos uma leitura oral das tabelas observando datas, números, colunas e linhas. analisar as diferenças nos índices de população urbana e rural entre os estados ao longo das décadas.

  • 3- Procure – e, se puder, com apoio de outros professores – trabalhar juntamente com os alunos os conceitos de urbanização, país urbano-industrial, população urbana e população rural.

  • 2ª etapa:

    • 2- Proponha aos alunos um trabalho em grupo- construir um gráfico de linhas para analisar o comportamento da população urbana ao longo do período de 1960 a 2010.

    • Trabalho em Grupo

      A tabela apresenta, em dados numéricos, a população urbana e a população rural do Brasil, entre 1960 e 2010. Elaborem um gráfico de linhas para analisar o comportamento da população urbana ao longo do período. O gráfico de linha é um tipo de função elementar matemática. Com ele podemos observar um fenômeno ao longo do tempo.

      Como fazer?

      Siga as etapas do roteiro:

      Professor, oriente seus alunos sobre o significado das funções, utilizando conceitos matemáticos.

    • Copiem em uma folha de papel quadriculado. As funções possuem dois eixos: “X” e “Y”. No eixo “X” (horizontal), coloque os anos. No eixo “Y” (vertical), o número que representa a população;
    • Observando a tabela, marquem os pontos adequadamente (eles são definidos pela interseção entre a reta vertical da data e a reta horizontal do número de pessoas) e, unindo os diferentes pontos marcados, tracem as linhas que correspondem à evolução da população urbana (na cor vermelha) e à da rural (cor azul), ao longo do período 1960-2010.
    • Após traçadas as linhas da população urbana e da rural, façam a legenda (significado das cores) e coloquem o título no gráfico.

    • Observem-o bem e respondam às questões abaixo:

    • Em que ano a população urbana supera a população rural?
    • Quais os fatores que levaram a este acentuado crescimento da população urbana no Brasil?
    • Quais as consequências desse acentuado crescimento das cidades?
    • Vocês acreditam que a população urbana continuará a crescer mais que a população rural? Apresentem argumentos para a sua opinião.
    • sua escola está aqui

      Envie para o IBGE em "fale conosco" o resultado dessa experiência em sua sala de aula. Por enquanto não recebemos nenhum trabalho desta atividade.

      Por enquanto não recebemos nenhum trabalho desta atividade.

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