O Vamos Contar é o ponto de encontro do IBGE com os educadores. Este é um site pensado para oferecer informações atualizadas sobre o Brasil por meio de atividades e recursos para as aulas.

objetivos

  • localizar cidades no mapa do Brasil,
  • coletar dados utilizando tabelas disponibilizadas pelo site cidades@,
  • organizar dados pesquisados em tabela e
  • analisar criticamente as informações recolhidas elaborando hipóteses interpretativas.

conteúdos

  • Divisão territorial do Brasil
  • Análise e construção de tabela
  • Coleta de dados
  • Evasão escolar

material

  • Computadores com acesso à internet e papel ofício

Professor (a), você deverá realizar essa atividade em laboratório de informática ou em sala de aula com computadores com acesso à internet.

1ª etapa:

  • 1 - Converse com os alunos sobre as condições do acesso à educação no país. Cite alguns fatores que influenciam negativamente no acesso e permanência dos alunos na escola: falta de escolas, péssimas condições de ensino, gravidez e paternidade precoce e necessidades econômicas. Explique o significado do conceito "evasão escolar".

  • 2 - Visite com seus alunos o site cidades@ (http://cidades.ibge.gov.br). Proponha a seguinte pesquisa.

    • a) Identifiquem no site cinco cidades do seu estado, incluindo a sua e a capital.
    • b) Ao clicar sobre a cidade você terá a cesso a várias tabelas. Clique na tabela "Ensino- matrículas, docentes e rede escolar".
    • c) Nessa tabela você recolherá os seguintes dados: total de matrículas no Ensino Fundamental em 2009 e total de matrículas no Ensino Médio em 2009.
    • d) Registre os dados em uma tabela conforme o modelo.

    Professor, ressalte a importância de nomear a tabela da forma mais explicativa possível. Essa tabela pode ser feita de forma escrita ou digitada, isso dependerá dos conhecimentos de seus alunos sobre informática.

    Comparativo de matrículas no Ensino Fundamental e Médio de cinco cidades do estado de Pernambuco no ano de 2009

    Cidades Número de matrículas no
    Ensino Fundamental em 2009
    Número de matrículas no
    Ensino Médio em 2009
    Recife 229263 91542
    Escada 12036 2905
    ... ... ...
    ... ... ...
    ... ... ...

2ª etapa:

  • 1 - Peça que os alunos analisem a tabela.

  • 2 - Levante as seguintes questões para debate:

    • a) O que os dados da tabela indicam?
    • b) Na sua opinião, quais são as causas para a grande diferença no número de matrículas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio?

complementando

Proponha uma pesquisa com o seguinte tema: causas da evasão escolar no Brasil. Esse trabalho pode associar dados coletados em livros e internet e entrevistas filmadas com pessoas que abandonaram a escola antes de ingressar no Ensino Médio. Os alunos podem fazer pequenos filmes contando histórias de vida dessas pessoas.

sua escola está aqui

Envie para o IBGE em "fale conosco" um relato de como foi essa experiência em sua sala de aula. Publicaremos aqui periodicamente alguns exemplos da aplicação desta atividade.

Por enquanto não recebemos nenhum trabalho desta atividade.

© 2014 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística