O Vamos Contar é o ponto de encontro do IBGE com os educadores. Este é um site pensado para oferecer informações atualizadas sobre o Brasil por meio de atividades e recursos para as aulas.

Que conteúdos disponibilizados pelo IBGE podem ser trabalhados na sala de aula ao longo do ano?

O IBGE tem como missão "retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania." E muitas dessas informações podem ser amplamente trabalhadas em sala de aula.

Como material de apoio ao professor, separamos links úteis para os educadores e alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Todas as sugestões se baseiam nos Parâmetros Curriculares Nacionais para propor conteúdos produzidos pela Instituição para melhor compreensão da Sociedade Brasileira, de suas características e do território nacional.

PCNs Educação Infantil

PCNs Educação Infantil Materiais dos sites do IBGE Descrição
Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.

Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial.
Jogo da Memória - Fauna em extinção (7 a 12) Jogo da memória on-line com imagens de animais em extinção.
Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição.
Utilização, com ajuda do professor, de diferentes fontes para buscar informações, como objetos, fotografias, documentários, relatos de pessoas, livros, mapas, etc.
Os tipos de família nos contos de fadas (Vamos Contar) Atividade que permite a comparação de diversas constituições familiares através da análise de populares contos de fadas.
Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas. Mapeando meu corpo (Vamos Contar) Atividade que trabalha partes do corpo e noções de representação espacial.
Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos. Brincadeiras do mundo (Vamos Contar)

Conhecendo Brincadeiras antigas (Vamos Contar)
Atividades que possuem como tema a pesquisa e execução de brincadeiras de diversas culturas.
Estabelecimento de algumas relações simples na comparação de dados.

Confronto entre suas ideias e as de outras crianças.

Formulação coletiva e individual de conclusões e explicações sobre o tema em questão.
Nossas diversões (Vamos Contar) Atividade que propõe uma pesquisa coletiva sobre as diversões preferidas dos alunos.
Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais.

Conhecimento dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio da sua criação e cultivo.
Bichonário (Vamos Contar)

Contando nossos bichos de estimação (Vamos Contar)
Atividades que tratam da pesquisa, registro e organização de informações sobre diversos tipos de animais.

PCNs Ensino Fundamental do 1º ao 5º Anos

PCNs do 1º ao 5º ano Materiais dos sites do IBGE Descrição
Leitura e interpretação de dados apresentados de maneira organizada (por meio de listas, tabelas, diagramas e gráficos) e construção dessas representações. Crianças no Censo 2010 (7 a 12) Material com gráficos e informações sobre as crianças brasileiras.
Diferentes paisagens: motivos, técnicas e consequências da transformação e uso da natureza. Mudanças Climáticas (7 a 12) Material animado com informações sobre causas e consequências das mudanças climáticas no planeta.
Leitura inicial de mapas políticos, atlas e globo terrestre. Atlas Geográfico Escolar (7 a 12)

Quebra Cabeças Mapas (7 a 12)

Montando um globo terrestre com sua turma (Vamos Contar)
Materiais cartográficos animados e lúdicos.
Conservando o ambiente. Jogo da Memória - Fauna em extinção (7 a 12)

Fauna ameaçada de extinção (Vamos Contar)
Jogo com imagens de animais ameaçados de extinção.

Atividade que propõe a análise dos animais ameaçados de extinção em diferentes estados brasileiros.
Identificação da situação ambiental da sua localidade: proteção e preservação do ambiente e sua relação com a qualidade de vida e saúde.

Levantamento, seleção e organização de informações a partir de fontes variadas, como fotografias, mapas, notícias de jornal, filmes, entrevistas, obras literárias, músicas, etc.
Informações Municipais (Vamos Contar) Material sobre todos os municípios brasileiros contendo: mapas mudos em PDF e dados municipais.
Coleta, organização e descrição de dados. Coleta de dados e elaboração de tabelas (Vamos Contar)

Um censo na escola (Vamos Contar)

Leitura de dados (Vamos Contar)
Atividades que trabalham ideias básicas de estatística enfocando o trabalho com a pesquisa de dados.
Organização de pesquisas e reapresentação dos conhecimentos adquiridos em obras individuais ou coletivas: textos, exposições, desenhos, dramatizações, seminários, etc. Caixa das Grandes Regiões Brasileiras (Vamos Contar) Atividade que propõe a pesquisa e organização de diferentes informações a respeito das Grandes Regiões do país.
Leitura e compreensão das informações expressas em linguagem cartográfica e em outras formas de representação do espaço, como fotografias aéreas, plantas maquetes, entre outras. Fazendo mapas com fotografias aéreas (Vamos Contar)

População total, mapa e uso da legenda.

Informações Municipais (Vamos Contar)
Atividades que enfocam a leitura e interpretação da linguagem cartográfica.
Representação em linguagem cartográfica das características das paisagens estudadas por meio da confecção de diferentes tipos de mapas, observando a necessidade de indicar a direção, a distância, a proporção para garantir a legibilidade das informações. Criando mapas de caça ao tesouro (Vamos Contar)

Como são feitos os mapas (Vamos Contar)

Minha cidade e seus vizinhos (Vamos Contar)

As crianças na Regiões do Brasil (Vamos Contar)
Atividades que propõem a elaboração de diversos tipos de mapas.
Conhecimento das relações entre as pessoas e o lugar: as condições de vida, as histórias, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem. Conhecendo seu município (Vamos Contar) Atividade que trabalha com a pesquisa de informações sobre o município e o resgate da história da cidade através de entrevistas com os moradores.
Produção de mapas ou roteiros simples considerando características da linguagem cartográfica, como as relações de distância e direção e o sistema de cores e legendas. Iniciação à alfabetização cartográfica (Vamos Contar)

Vivenciando o uso da legenda (Vamos Contar)
Atividades que enfocam conceitos básicos da Cartografia e a introdução à produção de mapas.

PCNs 6º e 7º Anos - Matemática

PCNs 6º e 7º anos - Matemática Materiais dos sites do IBGE Descrição
Compreensão do sistema de numeração decimal, identificando o conjunto de regras e símbolos que o caracterizam e extensão das regras desse sistema para leitura, escrita e representação dos números racionais na forma decimal. Características Étnico-raciais da População:
Tabelas (em formato PDF)
O link apresenta diversas tabelas com números na ordem de milhares e milhões, representando uma importante fonte contextualizada para o professor.
Síntese de Indicadortes Sociais:
Tabelas (em formato PDF)
O link apresenta diversas tabelas que exemplificam o uso dos números decimais.
Reconhecimento de números inteiros em diferentes contextos e reconhecimento de números racionais. População Indígena:
Gráficos e Tabelas
Apresenta tabelas e gráficos com números inteiros contextualizados. O aluno visualizará a aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula. Esse conteúdo também pode ser trabalhado por professores de outras disciplinas, abordando as características da população indígena no Brasil.
Resolução de situações-problema que envolve a ideia de proporcionalidade, incluindo os cálculos com porcentagens, pelo uso de estratégias não convencionais. PNAD - Suplementos
Segurança Alimentar 2013:
Publicação Completa
Com informações representadas por números inteiros, estas tabelas facilitam a experiência do aluno com esse conteúdo matemático, viabilizando o cálculo mental de proporção e percentual.
Coleta, organização de dados e utilização de recursos visuais adequados (fluxogramas, tabelas e gráficos) para sintetizá-los, comunicá-los e permitir a elaboração de conclusões. Leitura e interpretação de dados expressos em tabelas e gráficos. Projeção da População:
Indicadores sociodemográficos 1991-2030
A visualização de gráficos e dados em tabela através da planilha eletrônica possibilita ao aluno observar e criar gráficos, testando e melhor refletindo sobre as informações das tabelas.
Valorização do trabalho coletivo, colaborando na interpretação de situações-problema, na elaboração de estratégias de resolução e na sua validação. População Indígena As informações do site contribuem para que o professor incentive o trabalho em grupo. Esse conteúdo também pode ser trabalhado por professores de outras disciplinas, abordando as características da população indígena no Brasil.
Interesse pelo uso dos recursos tecnológicos, como instrumentos que podem auxiliar na realização de alguns trabalhos, sem anular o esforço da atividade compreensiva. Terras Indígenas

PNAD 2008 - Suplemento
Um Panorama da Saúde no Brasil:
Gráficos dinâmicos

Estimativas de População 2013

Atlas do Censo Demográfico 2010

Estatísticas de Gênero

Sistema SIDRA

Site Cidades@
Tabelas em planilhas eletrônicas, Gráficos, Simuladores, Arquivos em PDF são recursos que auxiliam o professor no processo ensino-aprendizagem.

PCNs 8º e 9º Anos - Matemática

PCNs 8º e 9º anos - Matemática Materiais dos sites do IBGE Descrição
Resolução de situações-problema de contagem, que envolvem o princípio multiplicativo, por meio de estratégias variadas, como a construção de diagramas, tabelas e esquemas sem a aplicação de fórmulas. Site Cidades@

Site Estados@

Site Paises@

Canal Mapas
Através desses links, o aluno poderá pesquisar informações sobre diferentes lugares e construir gráficos, tabelas, esquemas e diagramas contextualizados pela Geografia.
Identificação da natureza da variação de duas grandezas diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou não proporcionais (afim ou quadrática), expressando a relação existente por meio de uma sentença algébrica e representando-a no plano cartesiano. População Indígena:
Gráficos e Tabelas

Site Brasil em Síntese

Reflexões sobre os Deslocamentos Populacionais no Brasil
Publicação completa
Os gráficos possibilitam ao aluno perceber as grandezas e suas relações, podendo ser representadas por funções afins. Esse conteúdo também pode ser trabalhado por professores de outras disciplinas abordando características diversas da população brasileira.
Resolução de problemas que envolvem grandezas diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais por meio de estratégias variadas, incluindo a regra de três. Site Brasil em Síntese O professor poderá formular situações-problema após a análise dos gráficos também pelos alunos.
Tradução de situações-problema por equações ou inequações do primeiro grau, utilizando as propriedades da igualdade ou desigualdade, na construção de procedimentos para resolvê-las, discutindo o significado das raízes encontradas em confronto com a situação proposta. O rico ambiente do site facilitará ao professor contextualizar questões para uso em sala de aula.

Site Brasil em Síntese

Site IBGE 7 a 12

Site IBGE Teen

Site Vamos Contar

Site do Censo Demográfico 2010
Representação e interpretação do deslocamento de um ponto num plano cartesiano por um segmento de reta orientado. Canal Mapas O ambiente dos mapas motiva o professor a contextualizar o conteúdo disciplinar, por exemplo, ao ensinar sobre o plano cartesiano.
Resolução de situações-problema envolvendo grandezas (capacidade, tempo, massa, temperatura) e as respectivas unidades de medida, fazendo conversões adequadas para efetuar cálculos e expressar resultados. Diversos mapas, gráficos e tabelas O IBGE realiza pesquisas sobre Trabalho, Produção, Indústria e Comércio. Estes temas permitem ao professor que, através de exemplos concretos, contextualize o ambiente do aluno utilizando as diversas grandezas e suas relações, incluindo escalas.
- Leitura e interpretação de dados expressos em gráficos de colunas, de setores, histogramas e polígonos de frequência.

- Organização de dados e construção de recursos visuais adequados, como gráficos (de colunas, de setores, histogramas e polígonos de frequência) para apresentar globalmente os dados, destacar aspectos relevantes, sintetizar informações e permitir a elaboração de inferências.
Censo Demográfico 2010
Caracteristicas da Populacao e dos Domicílios - Resultados do Universo:
Publicação completa

Atlas do Censo Demográfico 2010
Os gráficos estáticos e as tabelas servirão de exemplos de como são dispostas as informações coletadas pelo CENSO.
- Compreensão de termos como frequência, frequência relativa, amostra de uma população para interpretar informações de uma pesquisa.

- Distribuição das frequências de uma variável de uma pesquisa em classes de modo que resuma os dados com um grau de precisão razoável.

- Obtenção das medidas de tendência central de uma pesquisa (média, moda e mediana), compreendendo seus significados para fazer inferências.
Diversos links de tabelas e gráficos:
Síntese de Indicadores Sociais 2014 - Tabelas
Estatísticas do Registro Civil 2013 - Publicação Completa
O professor poderá demonstrar na prática a utilização da Matemática ensinada na sala de aula através dos conhecimentos de estatísticas.
Elaboração de experimentos e simulações para estimar probabilidades e verificar probabilidades previstas. Projeção da População:
Indicadores sociodemográficos 1991-2030
- Predisposição para usar os conhecimentos matemáticos como recursos para interpretar, analisar e resolver problemas em contextos diversos.

- Desenvolvimento da capacidade de investigação e da perseverança na busca de resultados, valorizando o uso de estratégias de verificação e controle de resultados.

- Predisposição para encontrar exemplos e contra-exemplos, formular hipóteses e comprová-las.
Diversos gráficos, gráficos estáticos e tabelas:
Síntese de Indicadores Sociais 2014 - Publicação Completa
Estatísticas do Registro Civil 2013 - Tabelas
Para incentivar os alunos à crítica, os gráficos estáticos, dinâmicos e tabelas abrem um leque de opções instigando os alunos a buscarem o conhecimento através de ferramentas utilizadas por profissionais do IBGE para divulgação de informações.

PCNs Ensino Médio - Matemática

PCNs Ensino Médio Materiais dos sites do IBGE Descrição
Ler, interpretar e utilizar representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões, etc). Séries Estatísticas

Cidades@

Estados@

Paises@

Canal Mapas

Estatística do Século XX

Sistema SIDRA

Brasil em Síntese

Brasil 500 Anos

Pesquisa Nacional de Saúde 2013

Síntese de Indicadores Sociais 2013

Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009
Os links listados contextualizam a prática do ensino-aprendizagem através de conteúdos atualizados e validados pelo IBGE.
Transcrever mensagens matemáticas da linguagem corrente para linguagem simbólica (equações, gráficos, diagramas, fórmulas, tabelas, etc) e vice-versa. Lendo os gráficos e tabelas, o aluno pode pôr em prática a escrita matemática a fim de generalizar o conteúdo.
Utilizar adequadamente os recursos tecnológicos como instrumentos de produção e de comunicação. Para manipulação e divulgação das tabelas, arquivos PDF e gráficos, o aluno pode ser incentivado a utilizar diversos recursos tecnológicos.
- Formular hipóteses e prever resultados. Interpretar e criticar resultados numa situação concreta.

- Fazer e validar conjecturas, experimentando, recorrendo a modelos, esboços, fatos conhecidos, relações e propriedades.

- Discutir ideias e produzir argumentos convincentes.
Analisando as informações, o aluno colocará em prática funções cognitivas que lhe permitirão inferir sobre o objeto de estudo e lhe fornecerão suporte para pensamento crítico também em outras áreas do conhecimento.
Aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento. Observando os métodos matemáticos aplicados ao estudo da Geografia, o aluno pode estabelecer conexões também com outras disciplinas.
Analisar e valorizar informações provenientes de diferentes fontes, utilizando ferramentas matemáticas para formar uma opinião própria que lhe permita expressar-se criticamente sobre problemas da Matemática, das outras áreas do conhecimento e da atualidade. As informações do site demonstram ao aluno a importância da integração entre as diversas bases de dados para uma melhor análise do conteúdo.
Desenvolver as capacidades de raciocínio e resolução de problemas, de comunicação, bem como o espírito crítico e criativo. O trabalho colaborativo pode ser estimulado ao se utilizar os conteúdos do site do IBGE.
Reconhecer representações equivalentes de um mesmo conceito, relacionando procedimentos associados às diferentes representações. Os gráficos e tabelas demonstram ao aluno a prática das representações equivalentes das informações.
Utilizar adequadamente calculadoras e computador, reconhecendo suas limitações e potencialidades. Os usos dos recursos do site nos laboratórios de Informática das escolas levam ao aluno a compreensão da importância do computador como recurso didático.

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