O Vamos Contar é o ponto de encontro do IBGE com os educadores. Este é um site pensado para oferecer informações atualizadas sobre o Brasil por meio de atividades e recursos para as aulas.

De outubro de 2017 a fevereiro de 2018, o IBGE realiza o Censo Agro para conhecer melhor esse setor tão importante para a economia e a vida dos brasileiros. Aqui você encontra sugestões de atividades e demais recursos sobre a produção agropecuária brasileira.

Vídeo "O que produz pra todo canto? (ia ia io)"



Que criança não gosta de animação e música? Um vídeo que trata de modo simples e lúdico sobre a importância do Censo Agro para o Brasil.
Também destaca a importância de receber o recenseador e responder à pesquisa para conhecermos melhor a agricultura e pecuária de nosso país.

 

Educação Infantil – Contando os animais de nossa fazenda

Através de cartões com ilustrações de diversos animais sua turminha vai montar sua própria fazenda. Conversando sobre os animais e o espaço rural, seus alunos vão montar uma tabela com as quantidades de animais ilustrados nos cartões.

 

Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) – Aprendendo sobre alimentação e pecuária

Vamos relacionar a alimentação dos alunos com a produção de alimentos de origem animal no Brasil? Através de mapas simples seus alunos vão estudar a produção de ovos, leite e da carne de boi, frango e porco em nosso país. No final de tanta informação você pode elaborar um lanche coletivo com produtos de origem animal.

 

Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) – Estudando a produção agropecuária do Brasil

Através de cartões com ilustrações de diversos animais sua turminha vai montar sua própria fazenda. Conversando sobre os animais e o espaço rural, seus alunos vão montar uma tabela com as quantidades de animais ilustrados nos cartões.

 

Ensino Médio – Culturas temporárias e Culturas permanentes

Estude com seus alunos as definições de cultura temporária e permanente em nosso país e os principais alimentos cultivados nessas lavouras. Sua turma fará uma pesquisa sobre o ciclo da agricultura, alimentos usados na indústria e alimentos exportados. Além disso, seus alunos poderão refletir sobre alimentação, uso da terra e importância do espaço rural brasileiro.

 

De outubro de 2017 a fevereiro de 2018, o IBGE vai a campo para conhecer as características e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do território brasileiro.

É o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola 2017, principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país, que irá mobilizar milhares de pessoas desde a fase de seu planejamento até a divulgação dos resultados.

Saiba mais: https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/


© 2018 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística